25 de outubro de 2014

Como lavar pincéis de maquilhagem

Olá meninas tudo bem?




 O post de hoje é relacionado a importância dos pincéis na maquilhagem, todo mundo sabe o quanto os pincéis são preciosos quando se trata de uma make bem feita, entretanto o que muita gente não sabe ou nunca parou para pensar é que esses mesmos pincéis se não forem cuidados e tratados como devem ser podem nos trazer algumas surpresas desagradáveis como bactérias, fungos e até mesmo indesejáveis espinhas.
Entre uma make e outra pode-se realizar uma limpeza rápida com um lencinho removedor de maquilhagem por exemplo, mas é imprescindível realizar uma boa limpeza nos pincéis pelo menos a cada 30 dias ( os profissionais de maquilhagem devem realizar em um intervalo menor de tempo).
O primeiro passo para a limpeza dos pincés é diferenciar os pincéis de cerdas naturais e os de cerdas sintéticas, embora a lavagem para ambos seja quase a mesma, os pincéis de cerdas naturais requerem um cuidado maior na lavagem. Vamos lá?

Como identificar os pincéis de cerdas naturais?





Os pincéis de  cerdas naturais normalmente são aqueles que utilizamos para sombra, pó e blush, são aqueles pinceis de cerdas mais macias, normalmente tem as cerdas em cor branca, esses pincéis requerem mais cuidados para não perderem fios e não ressecar.

Já os pincéis sintéticos são os mais utilizados para corretivo, base, batom, são mais resistentes e quando lavados secam em sua forma original , normalmente absorvem  menos produtos líquidos que os pincéis de forma natural.

Como realizar a limpeza nos pincéis?


Separe todos os pincéis de cerdas sintéticas e todos de cerdas naturais, eu aconselho a iniciar sempre pelos sintéticos pois a sua lavagem é bem pratica.

Molhe as cerdas do pincel mas tenha extremo cuidado para não molhar o cabo que pode se desgastar ao longo do tempo, aplique um sabonete líquido na palma da mão (os antibacterianos são os mais indicados) e suavemente faça movimentos de vai e vem com o pincel, não se deve colocar força, faça movimentos como se estivesse a utilizar o pincel, a seguir enxague e se necessário repita o processo até que a espuma fique totalmente branca. 



Existem produtos específicos para a lavagem dos pincéis que também podem ser utilizados, entretanto na minha opinião o que mais funcionou foi mesmo o sabonete líquido, além de ser pratico. No Brasil por exemplo podem utilizar o Protex, cá em Portugal eu utilizo o Sanex e fica muito bem.

Para a lavagem dos pincéis de cerdas naturais repita o processo de aplicar o sabonete líquido normalmente , enxague o pincel e a seguir aplique um pouco de condicionador, a quantidade a ser colocada é minima, apenas algumas gotinhas, a seguir enxague o pincel e de forma as cerdas novamente antes de por a secar.


Uma dica para quem tem os Duo Fiber ou qualquer outro pincel de cerdas mescladas, é realizar a sua lavagem como um pincel de cerdas naturais, ou seja, com a aplicação de condicionador ao fim.







O processo de secagem dos pincéis


Já agora o processo de secagem há quem coloque os pincéis para secar ao sol, eu  particularmente não indico, assim como também não indicaria o uso de secador, o melhor é realmente deixar os pincéis secarem naturalmente e ao ar livre exatamente para não ressecar os fios com a exposição ao sol ou calor do secador, e evitar que na correria o pincel não seque bem o que pode causar os indesejáveis fungos, é importante também colocar os pincéis deitados sobre uma toalha seca ou um pano seco, e não de pé nas casas ou porta-pincéis, assim basta coloca-los num lugar que corra ar ou bem arejado e aguardar que sequem naturalmente, uma boa dica é realizar a lavagem a noite.





Para finalizar vamos ressaltar que os líquidos para limpeza de pincéis podem ser também utilizados durante a correria do dia-a-dia para a limpeza rápida dos pincéis, assim como os lencinhos removedores de maquiagem, mas isso não dispensa a lavagem mensal que deve mesmo ser realizada para o tratamento dos pincéis e também para higiene.



Nenhum comentário: