25 de fevereiro de 2011

Cuidados essênciais para a pele, a rotina diária de beleza

Hoje o nosso foco é os cuidados essenciais a pele, você vai aprender aqui primeiramente a identificar o seu tipo de pele, para depois saber como devemos trata-la, e quais os produtos indicados para cada tipo de pele para a nossa rotina diária de beleza.



Identificando sua pele


 A pele pode ser normal, seca,oleosa ou mista.  Existe também a pele sensível e a pele acnéica , esta porém não se classifica como um  tipo de pele, e sim uma doença e predisposição a ela - própria das pessoas de pele oleosa: a acne.

Pele normal:
É uma pele equilibrada. Nem oleosa nem seca. Tem uma textura translúcida, macia, lisa e aveludada, possui os poros muito finos quase invisíveis, tem um aspecto saudável e não tem manchas.
Cuidados: Para quem possui esse tipo “raro” de pele, pode optar pelo uso de um bom hidratante para peles normais, para a limpeza opte por produtos sem álcool, leites de limpeza; a esfoliação  é sempre necessária mas deve ser feita com produtos mais suaves, e é claro combinados ao uso de um bom protetor solar.

Pele seca:
 É o tipo de pele ressecada, onde as glândulas sebáceas são menos ativas, possui os poros fechados e não tem vestígios de gordura, é fina, se irrita facilmente.
Cuidados: É indicado a pele seca cosméticos com ação emoliente, a limpeza requer também produtos sem álcool, evite os sabonetes. A esfoliação deverá ser feita com produtos suaves, esse é o tipo de pele em que se torna obrigatório o cuidado noturno  onde devem ser aplicados cremes para renovação celular, que além de manter o cuidado da  pele e hidratação previnem as rugas que são mais propensas a esse tipo de pele.
Indicações: São indicados os cosméticos que contenham Amêndoa doce, Jojoba, Abacate, Mel, Girassol, vitamina E, e Geléia real .
 Na alimentação o consumo de sardinha, salmão e o azeite a beneficiam pois são ricos em ácidos gordos, que beneficiam esse tipo de pele.


Pele oleosa:
 A pele oleosa possui um brilho gorduroso, irregular, os poros são dilatados e bem visíveis, possui pontos negros, é mais espessa e pode ter manchas, é também o tipo de pele mais resistente ao envelhecimento precoce e em contrapartida é o tipo de pele que apresenta mais problemas.
Cuidados:  A esse tipo de pele é indicado o uso de produtos que contenham extratos de plantas pois são produtos com maior poder de ação anti-inflamatória e anti-séptica, é imprescindível uma esfoliação regular, os hidratantes indicados são os oil free, dê preferência a géis de limpeza e produtos com soluções não oleosas.
Indicações: São indicados os cosméticos  que contenham Aloe vera, Lavanda, Hortelã, Pepino, Vitamina A, Vitamina C, Zinco, Argila, Bardana e Calêndula.
 Na alimentação o consumo de vegetais, folhas verdes e frutas são benéficos a esse tipo de pele.


Pele sensível:
A pele sensível é fina, delicada,  tem pouca oleosidade  e são sensíveis a certos tipos de cosméticos podendo provocar irritações , manchas, vermelhidão, sendo também é sensível as mudanças climáticas. Não é necessariamente um tipo de pele e sim um estado da pele, sendo causado por fatores como clima, stress, poluição e uma alimentação descuidada.
 Cuidados:  A hidratação é fundamental  para esse tipo de pele, mas CUIDADO! Os cosmésticos  devem ser apropriados a esse tipo de pele, e devem possuir ação calmante, é aconselhável fazer um teste na pele antes da aplicação de qualquer produto, um poderoso aliado da pele sensível e a Água termal, confira a postagem aqui no blog.
Indicações: São indicados os cosméticos que possuem Camomila, Lavanda, Aveia, Vitamina E, Aloé Vera, Arnica e Hamamélia.

Pele acnéica
A pele acnéica tem o aspecto muito oleoso e brilhante, geralmente possuem áreas inflamadas devido a presença de cravos e espinhas. O rosto é a área mais afetada. Esse tipo de pele é proveniente de um desequilíbrio orgânico exigindo uma atenção especial e cuidados específicos.

Pele mista:
É o tipo de pele que possui grande oleosidade na Zona T, que nada mais é que testa , nariz e queixo. Já no restante do rosto a pele se apresenta seca, também possui uma espessura fina e hoje em dia é o tipo de pele mais comum existente.

Conhecer o seu tipo de pele é importantíssimo, e o uso adequado dos produtos de acordo com cada tipo de pele podem SIM fazer com que se tenha a tão sonhada pele de pêssego.



Uma pele bem cuidada não requer o uso de muitos produtos, mas sim os produtos certos. E é claro o cuidado diário é fundamental. O nosso próximo passo é montar uma necessaire para esses cuidados que é composta por:
  • Cosméticos para limpeza da pele ( sabonetes ou leite de limpeza e Tônico)
  • Demaquilante
  • Creme hidratante e protetor solar
  • Creme para área dos olhos
  • Esfoliante
  • Água Termal (uma opção que faz a diferença)
1º Passo: Limpar e tonificar


Você pode optar por usar um sabonete neutro e em seguida aplicar um tônico, ou usar produtos combinados como os que oferecem leite e tônico num só produto, vale lembrar que deve olhar e levar em conta quais são os indicados para seu tipo de pele pois um produto inadequado nunca trará resultados eficazes, e não deixe nunca de usar o tônico pois este tem um papel  importantíssimo na limpeza da pele.
A limpeza deve ser realizada pela manhã e a noite, e ai vai a dica: nunca deixe de limpar a pele a noite, é durante o sono que ocorre a regeneração da pele 


2º Passo: Hidratar


O hidratante  é o melhor amigo da pele, e nem sempre o mais caro será o mais eficaz, mais uma vez vamos levar em conta a dica sobre o seu tipo de pele e os produtos que melhor se associam a ela garantindo assim  uma pele saudável , firme e hidratada.
A pele deve ser hidratada pela manha e a noite , a aplicação do hidratante não deverá ser desmedida, aplique a quantidade suficiente para a pele, não é a quantidade de hidratante que vai te trazer resultados e se utilizado em excesso poderá obstruir os poros e impedir a pele de “respirar”.
Na área dos olhos deverá ser aplicado um creme apropriado para este local, pois é uma área sensível que requer cuidados , a dica e utilizar cremes anti-rugas, calmantes, descongestionantes, prevenindo assim as rugas , olheiras e papos.
Não dispense o uso do protetor solar, pode ser encontrado também produtos combinados que contenham  fator de proteção.


3º Passo: Esfoliar

Esse não é um habito diário mas é fundamental a saúde da pele, é aconselhável de uma a duas vezes por semana e para a pele seca uma esfoliação a casa 15 dias.
A esfoliação é a remoção de células mortas e impurezas, traz suavidade a pele e estimula a circulação.  A pele deve estar limpa e após a esfoliação estará preparada para receber a hidratação , deve ser escolhido os cosméticos de acordo com seu tipo de pele e são bem vindas as esfoliações realizadas com produtos naturais que trazem otimos benefícios a pele.

A Água Termal

É uma água rica em sais minerais, melhora a circulação cutânea, acalma irritações, refresca, tem grande poder de hidratação e é altamente indicada principalmente durante o verão, você poderá encontra-las em spray e tem o custo acessível.

Demaquilante: 

Nunca deixe a pele com vestígios de maquiagem, a maquiagem em si não te traz rugas mas o vestígios dela na pele de um dia para o outro sim , vão acelerar esse processo além  de causar irritações e obstruir os poros causando também o aparecimento de cravos e espinhas.

Essa rotina não lhe toma  mais que cinco minutos, tire um tempo para si, se imponha a realiza-la todos os dias e logo estará habituada e com uma pele bem cuidada. E não se esqueça: beba muitaaa água, você estará ajudando a eliminar as toxinas e impurezas do seu corpo e trilhando o caminho de uma vida muito mais saudável.



 

 


   

 

















Nenhum comentário: